Grupo de Gravidas e Maes de GemeosAbra o link pelo seu celular

Desfralde gemelar – 8 dicas para começar do jeito certo

Desfralde gemelar – 8 dicas para começar do jeito certo

O desfralde é um dos momentos mais esperados na vida da mãe de gêmeos. Segundo especialistas, por volta dos 2 anos de idade a grande maioria dos pequenos já estão prontos para fazer a transição.

Pois, é nessa fase que eles já sabem falar muitas coisas, e também já conseguem segurar o xixi e o cocô por mais tempo.

Apesar dessa informação ser muito relevante, nós adultos erramos muito quando generalizamos e recorremos ao desfralde precoce a fim de eliminar alguns de nossos problemas. Como por exemplo, diminuir os gastos com as fraldas descartáveis, lenços umedecidos e cremes de prevenção de assaduras.

Portanto, para que o desfralde gemelar seja tranquilo e sem traumas, é preciso se atentar aos sinais das 2 crianças, para que cada uma delas deixe as fraldas no tempo certo.

Nesse texto mamãe darei 8 dicas para que esse momento seja feito da forma mais leve o possível, tanto para você como para seus filhos.

Leia também:

# Se atente aos sinais dos gêmeos

Antes de mais nada, reforço que desfraldar antes dos 2 anos pode ser um tiro no escuro. Uma vez que nessa idade, a maioria das crianças não estão prontas fisicamente e psicologicamente para o processo.

Também é válido lembrar que 2 anos é uma referência e não regra. Logo, os sinais podem aparecer um pouco mais tarde em algumas crianças.

Os sinais do desfralde normalmente aparecem quando os pequenos:

  • Se mostram incomodados com a fralda, chegando a tirá-la varias vezes ao dia;
  • Falam que vão fazer xixi ou cocô;
  • Contam que fizeram xixi ou cocô;
  • Se escondem para fazer as necessidades, como por exemplo, debaixo da mesa ou atrás de algum móvel;
  • Ficam sentados por muito tempo numa só posição;
  • Ficam com a fralda seca por cerca de 2 ou 3 horas.

Nem todas as crianças apresentarão todos os sinais, mas você perceberá o quão forte será cada um desses sinais em seus gêmeos.

# Ajuda especializada é sempre bem vinda

Uma grande dica é conversar com o pediatra antes de iniciar o desfralde gemelar. Existem também cursos disponíveis no mercado, eles ajudam muito a mãe nesse momento e costumam ter um ótimo custo x benefício.

Já no dia a dia para incentivar com o processo, é bom ler livros de historinhas sobre o desfralde. Eles instruem as crianças através de textos informativos e ao mesmo tempo divertidos.

# Acessórios necessários para o desfralde gemelar

A compra dos acessórios, é indispensável para fazer o desfralde dos gêmeos. Existe a opção do peniquinho (meninos e meninas), mictórios (meninos) e redutor de assento infantil.

Os modelos vão desde os mais simples até os mais incrementados.

Alguns especialistas orientam a ensinar os meninos a fazerem xixi igual as meninas, e só depois ensinar a fazer em pé.

Há mães que preferem iniciar já com os redutores de assento. Particularmente ainda prefiro os peniquinhos, pois, eles trazem bastante segurança para as crianças.

# Desfralde gemelar ou individual

Apesar das crianças serem gêmeas, é bem comum que apenas uma delas apresente disposição para o desfralde.

Nem por isso é preciso adiar o desfralde. Você pode começar desfraldando um dos gêmeos e ir conversando com outro, mostrando o peniquinho e até contar historinhas.

Dessa forma pode acabar despertando o interesse dele também, e o fato de ver o irmão desfraldando ajuda muito. Uma vez que gêmeos costumam imitar um ao outro.

No entanto, quando realmente ocorre uma recusa, o processo acabará ocorrendo de forma individual mesmo. Então, é preciso respeitar o tempo de cada um e lembrar que não é correto fazer comparações entre eles.

desfralde-de-bebê-gêmeos

# Estação do ano indicada para o desfralde

Especialistas concordam, que a melhor estação para iniciar o desfralde não só dos gêmeos como também de todas as crianças é no verão, ou numa época que estiver fazendo bastante calor.

Serão muitas escapadas e as crianças precisam de roupas leves. Comprar calcinhas e cuequinhas de desenhos de personagens costumam deixar os pequenos alegres e inspirados para o desfralde.

# Escolha o tipo do desfralde 

Essa é uma dúvida grande quando iniciamos o processo, tirar as fraldas do dia e da noite desde o início, ou uma de cada vez?

Neste ponto especialistas divergem bastante. Então cada mãe acaba fazendo sua escolha.

Eu prefiro desfralde diurno e só depois que as crianças se adaptarem bem sem as fraldas, fazer o desfralde noturno.

Especialmente no caso de desfralde de gêmeos, pois, durante o dia eles acabam fazendo tudo junto. Já durante a noite cada um tem um tipo de comportamento.

As minhas gêmeas mesmo, foi um processo bem diferenciado. A Alice (g2), encerrou o desfralde diurno e noturno com menos de 3 anos. Já a Isabela (G1), saiu da fralda diurna mais ou menos com 3 anos, e da noturna com quase 4 anos. Ainda sim foram muitos xixis na cama por varias semanas.

# Passo a passo para um desfralde gemelar tranquilo

Abaixo tem um passo a passo para você começar o desfralde dos seus gêmeos, eu usei ele e pra mim deu muito certo. Da primeira vez tive que parar, pois esfriou muito. Então, recomecei quando voltou a fazer calor.

1ª semana

Deixe os gêmeos bem a vontade (com roupas leves ou de calcinha/cuequinha), e a cada 2 horas mais ou menos leve eles no banheiro para fazer xixi. É preciso muita paciência, pois nem sempre eles farão.

Como forma de incentivo, comemore sempre que fizerem dentro do peniquinho.

Normalmente eles começam bem com o xixi mas demoram um pouco mais para fazer o cocô. 

2ª semana

Continue levando a cada 2 horas, mas fique de longe observando.

3ª semana

Espere que eles te chamem, se você perceber que isso não está acontecendo pergunte a cada 3 horas mais ou menos se eles estão com vontade.

4ª semana

Peça a eles para te avisarem quando estiverem com vontade, e incentive para irem sozinhos ao banheiro.

desfralde-gêmeas

Paciência e persistência com o desfralde

Para que o desfralde seja tranquilo tanto para você como para seus gêmeos, é necessário muita paciência e muita persistência.

Em alguns casos quando a criança não está conseguindo “vencer” nenhuma etapa, pode ser necessário recuar. 

É preferível começar tudo de novo, do que insistir num processo cansativo e traumático para todos.

E você mamãe, já iniciou o desfralde dos seus gêmeos?

Tags: |