Será que mulher grávida pode pintar o cabelo?
Será que grávida pode pintar o cabelo?
Sem dúvida, essa é uma das perguntas mais feitas nas consultas do pré-natal. Seja pela grávida de 1 bebê só, ou pelas grávidas de gêmeos.
Fato é, que mesmo com os cuidados que devemos ter na gestação. Ainda há aquela vontade imensa de arrumar o nosso cabelo, não é mesmo?
Para esclarecer essa dúvida, prossiga com a leitura.
Leia também:
- Porque é tão importante fazer um curso de gestante?
- Sexo na gravidez: será que pode?
- Você sabe porque a gravidez é contada em semanas?
Afinal, mulher grávida pode pintar o cabelo?
A principio a mulher grávida pode pintar o cabelo sim. Mas, tem alguns poréns que vou explicar já já para você.
Antigamente tingir os cabelos durante a gestação, era considerado muito arriscado. Pois, os produtos eram bem mais fortes do que os de hoje em dia.
Mas, de acordo com a OTIS (Organização dos Especialistas em Informação e Teratologia), é seguro pintar o cabelo na gravidez. Isso porque, a quantidade de agentes químicos presentes nas tinturas, não são suficientes para causar algum dano ao bebê.
No entanto, existe um tempo certo para fazer o procedimento.
Quando pintar o cabelo?
O ideal, é esperar passar o primeiro trimestre da gestação para poder pintar o cabelo.
Pois, os 3 primeiros meses da gestação, é o período crucial para a formação do bebê.
Alguns especialistas, dizem que a grávida pode pintar o cabelo após as 20 semanas de gestação. Outros mais precavidos, preferem nem indicar um tempo.
Outro ponto interessante a destacar, é que assim como os cabelos crescem bastante durante a gravidez. Pode ocorrer também da mulher ter algum tipo de alergia. Isso, porque o organismo muda muito na gestação.
Portanto, antes de fazer a aplicação deve-se fazer testes para evitar uma possível reação alérgica.
As embalagens dos produtos costumam ter essa instrução.
Qual tinta usar na gravidez?
A regra é: quanto menos agressiva melhor.
Uma boa opção é usar a Tintura Henna durante a gravidez. Pois, se trata de um produto natural, livre de aditivos sintéticos como corantes e conservantes e também metais pesados.
A desvantagem é que ela não dura muito no cabelo.
Outra opção, é que a grávida faça uso de tonalizantes. Eles são bem menos agressivos que as colorações tradicionais. São ricos em água, não possuem amônia e não danificam os cabelos como as tinturas comuns.
Assim, como a Henna, sua duração também é menor. Sendo assim, é preciso ter cautela para fazer a próxima aplicação.
Uma outra indicação para as grávidas, é a Tintura Bigen. Sua fórmula é livre de amônia, chumbo, água oxigenada, entre outros componentes pesados. Para usá-la, basta diluir o pó na água, misturar bem e aplicar nos cabelos.
No caso das apaixonadas por luzes e mechas, a boa notícia é que não existe restrições quanto ao seu uso durante a gravidez. Pois, a aplicação é feita bem longe da raiz, sem falar que é muito eficaz para cobrir cabelos brancos.
Como pintar o cabelo na gestação?
- Respeite 1 cm da raiz;
- Use luvas de proteção;
- Se você achar que o cheiro está forte, faça uso de máscaras;
- Faça a aplicação em lugar bem ventilado;
- Se possível peça para outra pessoa pintar para você;
- Respeite sempre o tempo da aplicação;
- Lave bem os cabelos tirando todos os resíduos.
Conclusão
Mulher grávida pode pintar o cabelo. Desde que tenha passado o 1º trimestre da gravidez, e que ela faça uso de produtos livres de amônia, chumbo, formol ou qualquer outra substância forte que possa fazer mal ao bebê.
Na dúvida, a melhor coisa é conversar com o obstetra. Pois, ele é o profissional mais qualificado para avaliar se a gestante tem ou não condições de fazer esse procedimento.
Mamãe Participe do Nosso Grupo de Ofertas Infantis do Facebook, e Tenha Acesso Diariamente a Mega Promoções e Cupons de Desconto das Melhores Lojas Online do Brasil!
Gostou do artigo? Compartilhe.
Créditos para a imagem em destaque: freepik.com