5 dicas para deixar seu filho confortável ao caminhar
Sempre ficamos preocupados com a saúde dos nossos filhos, que acabamos esquecendo a saúde dos pés também. Nesse post preparamos 5 dicas para escolher sapatos confortáveis para seu filho e uma lista com os 3 erros mais comuns na hora de escolher.
Leia também:
Sola correta – Conforto e segurança da criança
Uma sola dura nos sapatos infantis pode não ser apenas desconfortável ao andar, mas também compromete o desenvolvimento da postura. Problemas nas costas e pélvicos são apenas alguns dos problemas que uma criança pode enfrentar usando apenas sapatos de sola dura.
A flexibilidade suficiente permite que o pé em crescimento funcione da maneira certa. Uma sola antiderrapante é importante para a criança. Como resultado, reduz a possibilidade de quedas e o risco de machucados. A sola é uma parte importante do sapato, da qual a escolha certa contribui para a proteção das articulações ao andar em terreno irregular.
Sapatos respiráveis
A circulação de ar adequada é importante em calçados para adultos e crianças. O forro feito de materiais naturais têm um efeito positivo na questão de conforto. Escolha modelos com um arco contornado na parte interna do pé. A palmilha contornada protege contra pés chatos (os pés tocam completamente o chão). Se precisar, você sempre pode comprar uma palmilha adequada em uma loja ortopédica.
Tamanho bem escolhido é a chave
Muitos pais enfrentam o problema de como escolher a largura ou o tamanho do sapato. Não é aceitável usar tênis femininos muito pequenos ou muito grandes. Além da dor que uma criança pode sentir ao usar sapatos apertados, também pode ter consequências negativas para o desenvolvimento do pé.
Caminhada anormal, várias doenças ou degenerações são apenas alguns problemas possíveis. A negligência dos pés pode levar a consequências desagradáveis e acompanhar a criança durante todo o seu crescimento.
Os sapatos das crianças devem ser fáceis de limpar
Brincadeiras com poças, areia e lama são apenas exemplos de cenários de brincadeiras infantis. Os sapatos infantis são submetidos diariamente a testes extremos. Observe o material do sapato ao comprar. Embora a camurça pareça bonita, não é adequada para crianças. É melhor escolher materiais como couro ou couro sintético, que são fáceis de limpar.
3 erros ao comprar sapatos infantis
Existem três erros comuns ao comprar sapatos infantis. Os pais informados podem tomar melhores decisões na hora da compra:
- A ponta do sapato é muito estreita: isso aperta os dedos, o que leva a uma mudança na estrutura do pé com o uso prolongado;
- Sola muito grossa: pode levar a lesões. Nos calçados infantis, a sola grossa isola o pé da percepção da superfície do solo, na prática isso leva a uma mudança na caminhada;
- Sapatos pesados: isso se aplica não apenas aos sapatos para o frio, mas também aos modelos para os dias de calor. Modelos que são muito ásperos colocam muita pressão no pé e na coluna que estão em formação.
Os calçados corretos são a base do guarda-roupa de todas as crianças
O conhecimento do desenvolvimento dos pés das crianças é de grande importância. A escolha certa de sapatos, adequados ao desenvolvimento da criança, evitará o desenvolvimento de problemas no futuro. Modelos leves, justos e palmilha contornada é a solução certa e segura para todos.