Com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga?

Com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga?

É muito normal que a mulher grávida queira saber com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga. Afinal, esse é um momento de grande conexão entre mãe e filho, e é através desses movimentos que dá pra ter certeza que tudo esta indo bem com a gravidez.

É fato que a espera é muito maior nas mães de primeira viagem, mas não podemos negar que todas as gestantes ficam muito ansiosas com essa fase mágica da gravidez. 

Se você também deseja saber quando é que seu bebê vai mexer, continue lendo o texto. Aqui explicaremos com quantas semanas a mãe realmente começa sentir os movimentos do pequeno na barriga, e abordaremos também o assunto relacionado a gestação gemelar.

Leia também: 

É possível sentir o bebê mexer com 3 meses de gestação?

Desde muito cedo o bebê já mexe e se vira dentro da barriga. Logo, é muito difícil que a mãe consiga sentir as mexidas, pois o bebê é muito pequenininho ainda. 

Algumas mulheres garantem ter sentido o bebê mexendo. No entanto, o que pode causar essa sensação são os gases, que por sinal é bastante comum na gestação.

Portanto, a forma mais eficaz de ver o bebê mexendo na fase inicial, é através da ultrassonografia.

Quais as diferenças entre gases e movimentos fetais?

Geralmente quando a grávida está com gases, ela costuma ficar com a barriga inchada e sentir muito desconforto na região abdominal.

Essas sensações muitas vezes vem acompanhadas de arrotos. Já a mexida do bebê, é algo completamente diferente.

A sensação é muito boa e não causa dor ou desconforto na mulher, pelo menos não no inicio.

Com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga?

Normalmente quando se trata da mãe de primeira viagem, é comum que ela sinta o bebê mexendo a partir da 20ª semana de gestação.

No caso das mulheres que já passaram por outras gestações as mexidas ocorrem antes. Pois, quando já se é mãe é muito mais fácil perceber o bebê mexendo.

Qual é a sensação de sentir o bebê mexer?

No inicio os movimentos são bem sutis, e a sensação é simplesmente maravilhosa!

Algumas mães relatam sentir como se fossem borboletas voando na barriga, outras dizem que sentem como seu fossem peixinhos fazendo ondas.

E com o passar das semanas os movimentos ficarão cada vez mais intensos e em alguns momentos poderá até causar dor ou desconforto na mamãe, especialmente quando o bebê começa a chutar.

É normal gêmeos mexer um mais do que o outro?

Essa é uma pergunta muito comum da futura mãe de gêmeos, pois a gravidez gemelar é rodeada de riscos.

Mas, se você está grávida de gêmeos pode ficar tranquila, pois é normal que um bebê mexa mais do que o outro. Assim como é comum também, que um bebê seja maior ou que o coraçãozinho do outro seja mais acelerado.

Essa informação também é válida para as mamães de trigêmeos, quadrigêmeos ou mais.

O que devo fazer para o bebê mexer?

Geralmente o bebê se mexe quando a mãe acabou de se alimentar. Então se você quer sentir o bebê se movimentando, alimente-se e deite com a barriga pra cima, logo você perceberá seu bebê mexendo.

Para as mães que desejam ver o bebê mexendo durante o ultrassom, também é importante comer algo antes de ir fazer o exame. Algumas mulheres até garantem que comer chocolate ajuda bastante, pois esse é um alimento muito energético.

Lembrando que se a intenção do ultrassom for saber o sexo do bebê, a mãe deverá comer pouco. Pois, se o bebê ficar muito agitado, ele acabará escondendo o sexo.

Devo me preocupar se o bebê não mexer?

Apesar dos bebês mexerem bastante na barriga, é preciso lembrar que eles também dormem.

E conforme eles vão crescendo o espaço na barriga vai diminuindo, com isso os movimentos passam a ser menores também.

Em gestação de gêmeos o espaço fica mais limitado ainda, então por muitas vezes é comum que os bebês se mexam muito pouco principalmente no final da gestação.

Você deve se preocupar se perceber que o seu bebê não está mexendo há muitas horas ou até mesmo dias.

Por isso, é muito importante ficar atenta aos movimentos dele, acompanhar certinho o pré-natal e comunicar o médico sempre que houver suspeita de que tem algo de errado.

Mamãe Participe do Nosso Grupo de Ofertas Infantis do Facebook, e Tenha Acesso Diariamente a Mega Promoções e Cupons de Desconto das Melhores Lojas Online do Brasil!

Crédito para a imagem em destaque: Freepik

Deixe seu comentário

Tags: |